Curiosidades

Males da bexiga
"Os males da bexiga são um sinal das nossas dificuldades para eliminar nossas "águas usadas", ou seja, nossas velhas memórias que não nos satisfazem mais. Crenças antigas, velhos hábitos, esquemas de pensamentos inadequados para a situação presente - são muitas as "memórias" que "intoxicam" o nosso espírito como as toxinas o fazem para o corpo.
Quando as energias da bexiga funcionam corretamente, essas "toxinas"são eliminadas sem problema. As tensões ou as dores nos dizem, ao contrário, que isso não vai assim tão bem. Elas significam que temos medo de abandonar ou de mudar esses hábitos, essas crenças, esses esquemas ou esses modos de pensamento ou de ação. As vezes, uma ligação forte demais com as memórias, satisfatórias ou não, nos leva a permanecer estáticos na vida, a nos cristalizar, correndo o risco de sofrer (apesar de, muitas vezes, encontrarmos também algum benefício, ele só servirá como um conforto interior mais conveniente para o instante).
Essas situações se traduzem por tensões na bexiga. As cistites ou outras inflamações nos falam disso ao nos mostrar ainda que existe dentro de nós uma cólera ou uma revolta diante da nossa atitude.
Os males da bexiga podem também significar que temos medos em relação aos nossos "ancestrais" que não conseguimos superar. Os meninos que têm medo (justificáveis ou não) dos seus pais em em particular do pai, ou, as vezes, das suas representações (avós, professores, etc) o exprimem muitas vezes através da enurese (pipi na cama: incontinência urinária à noite). As meninas têm maior tendência a exprimir os mesmos receios através das cistites repetitivas".


Do livro : "Diga-me onde dói e eu te direi por quê" de Michael Odoul, ed. Campus, p.168 e 169